PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NOTÍCIA

09/08/2017

Bolsonaro é “despreparado” para governar o Brasil, diz Ciro Gomes

Ex-ministro, provável candidato do PDT ao Planalto em 2018, diz que violência e corrupção não se revolvem com frases de efeito e dá sugestão ao deputado: “vá ser prefeito do Rio de Janeiro” 
Sergio Luis de Deus/Gazeta do Povo/PR

Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes desqualificou a provável candidatura presidencial de Jair Bolsonaro em 2018, em entrevista ao programa Pânico da Rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (9). O político cearense disse que o deputado fluminense, que vai trocar o PSC pelo PEN, é despreparado para ocupar a Presidência da República.

Ciro tentava explicar as razões por trás do “fenômeno” Bolsonaro, que só faz crescer nas pesquisas de intenção de voto, quando fez uma provocação ao futuro adversário nas eleições do ano que vem. Segundo o pedetista, a popularidade do deputado é fruto da “simplificação com que ele (Bolsonaro) toscamente responde a duas grandes questões da maioria da sociedade, que está desorientada e com medo: a violência e a corrupção”, afirmou. “Só que esses dois problemas não são resolvidos a golpe de frase feita.”

Ciro continuou: “Por que ele não vai ser prefeito do Rio de Janeiro? Faz uma experiência lá, tenta controlar a esculhambação, a roubalheira na cidade (...), para poder entender que a coisa não é simples. Se o cara chega na Presidência da República deixando o povo acreditar que com duas ou três frases – ‘bandido bom é bandido morto’; ‘a ladroeira vai acabar porque comigo não tem’ – vai resolver o problema da violência é mentira ou despreparo e, no caso dele, é mais despreparo do que mentira.”

Indagado sobre em quem votaria caso Bolsonaro e Lula fossem para o segundo turno nas eleições de 2018, Ciro disse que, apesar de todas as denúncias que pesam sobre o ex-presidente, ainda preferiria o petista. “Tapo o nariz e voto no Lula”, exclamou, afirmando que o deputado criou um “personagem” de si mesmo.

Apesar das críticas, a aspiração política de Bolsonaro “presta um bom serviço ao país” e é uma ameaça ao PSDB, segundo o pedetista. “Ele é um personagem que, do meu ponto de vista, está prestando um bom serviço ao país neste momento porque está destruindo a fraude que o PSDB representa. (Bolsonaro) tirou todo esse eleitorado de direita, mais reativo, xenófobo, racista e elitista que existe no país e que votava escondido, do armário, no PSDB. O prejuízo que ele está causando hoje ao PSDB é mortal”, avaliou.

Datafolha

Na última pesquisa do Instituto Datafolha, Bolsonaro aparece na frente dos presidenciáveis tucanos. No cenário com Geraldo Alckmin como candidato do PSDB, o deputado fluminense figura em segundo lugar com 16% das intenções de voto, contra 8% do atual governador de São Paulo. Já no cenário com o prefeito João Doria, Bolsonaro segue na frente, mas a diferença cai um pouco: 15% contra 10%. Lula (PT) lidera com 30% das intenções em ambos os cenários.

Já Ciro Gomes oscila entre 5% e 6% dos votos. Ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza, o pedetista já foi ministros dos governos Itamar Franco e Lula.
0 COMENTÁRIO
Feito! Comentário enviada com sucesso.
Aguarde que logo iremos aprovar!
Whatsapp (82) 9-9999-6398
Telefone (82) 9-9999-6398
WWW.XBREPORTER.COM.BR
Todos os direitos reservados 2017