PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NOTÍCIA

07/07/2021

Presidente chinês alfineta EUA em discurso a partidos políticos globais

“O mundo é estreito e lotado, e muitas vezes repleto de concorrência feroz”, enfatizou Xi Jinping, mandatário da China
 
Yew Lun Tian/Reuters

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que partidos políticos de todo o mundo se oponham a qualquer país que pratique "bloqueios tecnológicos", uma alusão ao Estados Unidos, que veem a China como sua concorrente estratégica.

Como o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, busca o apoio de democracias de mentalidade semelhante, como a União Europeia e o Japão, para coordenarem uma postura mais dura contra a China, Pequim duplica o empenho em cortejar aval e afirmação de nações amistosas, como Coreia do Norte e Sérvia.

"Juntos, precisamos nos opor a todos os atos de unilateralismo em nome do multilateralismo, da hegemonia e da política de poder", disse Xi em um encontro virtual de representantes de 500 partidos de 160 países como Rússia, Zimbábue, Cuba e Burkina Faso.

"Olhando pelo ângulo do 'Meu País Primeiro', o mundo é estreito e lotado, e muitas vezes repleto de concorrência feroz", disse Xi em uma referência aparente à diretriz "A América Primeiro" do ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Xi renovou um apelo para se trabalhar para "construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade" e disse que qualquer país que pratique "bloqueios tecnológicos" e "desacoplamento desenvolvimentista" deveria ser rejeitado.

Diplomatas chineses criticam os EUA com frequência por supostamente tentarem prejudicar o desenvolvimento chinês impedindo seu acesso à tecnologia norte-americana.
0 COMENTÁRIO
Feito! Comentário enviada com sucesso.
Aguarde que logo iremos aprovar!
Whatsapp (82) 9-9999-6398
Telefone (82) 9-9999-6398
WWW.XBREPORTER.COM.BR
Todos os direitos reservados 2021